Apontamento para Protesto via postal: “SENTENÇA JUDICIAL”
INFORMAÇÕES:
Para efetivar o protesto de decisão judicial, incumbe ao credor apresentar certidão de teor da decisão, que
indicará o nome, endereço e o número do CPF do credor e do devedor, o número do processo, o valor da
dívida atualizado, a data do trânsito em julgado e a data do decurso do prazo para pagamento voluntário.
Antes de preencher o formulário verifique se a Certidão judicial foi emitida para fins de protesto e se a data de
emissão é recente.
1º PASSO: FORMULÁRIO DE PROTESTO
- Acessar o site: www.protestopiracicaba.com.br em “serviços online” e clicar em “formulário de
protesto”;
- Se o devedor for pessoa jurídica, e for necessário o protesto p/ fins falimentares, ligar a chave
“Falimentar”
- Nos campos “Dados do representante legal ou procurador e dados da pessoa que protocolará no
cartório”, deverá ser preenchido com as informações da mesma pessoa, ou seja, o representante legal
ou procurador.
2º PASSO: IMPRESSÃO
- Imprimir o formulário; (Obs.: Será impresso duas vias automaticamente)
- Assinar os documentos e reconhecer firma da assinatura no formulário. (Vide 5º passo)
3º PASSO: REQUERIMENTO DE APRESENTAÇÃO POR VIA POSTAL
- Na página inicial do site do Cartório, clicar em: “Protesto de Títulos” > “Modelos de Cartas” >
“Requerimento de apresentação por via postal”;
- Preencher o requerimento, relacionando os títulos que serão encaminhados pelo correio, imprimir e
assinar. (Obs.: não precisa reconhecer firma deste documento)
4º PASSO: PROTESTO ESPECIAL PARA FINS FALIMENTARES (se desejar)
- Se o devedor for pessoa jurídica, e for necessário o protesto p/ fins falimentares: Acessar a página inicial do site do Cartório, clicar em “Protesto de Títulos” > “Documentos protestáveis”
e, já no início da página, terá o modelo de solicitação de protesto para fins falimentares.
5º PASSO: RECONHECER FIRMA FORMULÁRIO.
- Reconhecer firma da assinatura do representante legal ou procurador no formulário.
(Obs.: Reconhecer firma apenas da 1ª via de cada formulário preenchido)
6º PASSO: ANEXAR DOCUMENTOS
- Cópia simples do RG do representante legal ou do seu procurador;
- Se procurador, é necessário a cópia autenticada da procuração atualizada com poderes para protesto
de títulos.
7º PASSO: ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO
- Enviar toda documentação aos cuidados do setor de APONTAMENTO, para o endereço abaixo:
Rua Joaquim André, 794 – Paulista – Cidade: Piracicaba – SP - CEP: 13400-850
8º PASSO: PROCEDIMENTO APÓS O PROTESTO.
- Após o protesto será solicitado o valor referente a taxa do correio para devolução do protesto ou
pagamento, em Carta registrada com AR, ou Sedex se assim desejar.
ATENÇÃO: : O título será analisado e conferido, se ele estiver prescrito, rasurado, incompleto ou conste outra irregularidade, será devolvido para verificação e talvez uma possível correção.